A inscrição da invisibilidade

Juliana Monachesi é jornalista e galerista na Galeria Luisa Strina, em São Paulo. É dela a crítica apresentada na revista Celeste/Select, publicada em 16 de abril de 2024, intitulada O Barco e as repetições históricas. O texto trata da instalação O Barco, da artista portuguesa Grada Kilomba, que se encontra na galeria Galpão, no Instituto Inhotim. Segundo a crítica, a organização dos blocos de madeira carbonizada busca transmitir a ideia angustiante das travessias através do Atlântico, feitas por pessoas sequestradas e escravizadas, através de uma espacialização reduzida ao confinamento em que viveram ao longo da jornada. 

A jornalista apresenta a obra de forma descritiva, qualificando como os espaços teriam sido pensados de forma a remeter ao ódio vivenciado por aqueles que ali foram aprisionados enquanto cruzavam o Atlântico. De acordo com o texto, a obra se insere dentro de uma perspectiva crítica da necropolítica portuguesa. Segundo Monachesi, Grada Kilomba denuncia Portugal como criador do tráfico de pessoas e o último país a abolir a escravidão. Assim, esse trabalho apresenta uma crítica a genocídios que, embora sejam condenados no passado, continuam ocorrendo como arma de domínio na atualidade. Segundo Juliana: “A força maior da obra O Barco é não ser sobre o passado apenas, mas sobre o que prossegue no presente em genocídios e violências, é sobre as repetições históricas”. 

Se a obra busca essencialmente reviver a história silenciada, a crítica apresenta uma análise detalhada, mas não exaustiva do contexto histórico, reforçado pelas inscrições sobre os blocos que buscam representar “uma alma anônima entre tantas vidas perdidas”. Além da contextualização histórica, a crítica descreve alguns dos elementos do projeto poético da artista, apresentando de forma bastante elucidativa contexto, obra e artista. 

Elisabete Cunha de Andrade Paranhos



Figura 1- O Barco (2021), de Grada Kilomba     Foto: Icaro Moreno

Figura 2- Detalhe das inscrições feitas nos blocos de madeira da instalação "O Barco", de Grada Kilomba Foto: Icaro Moreno

Fonte: https://select.art.br/o-barco-e-as-repeticoes-historicas/

 




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