Georgina
de Moura Andrade Albuquerque (1885-1962) foi pintora e professora de arte e
produziu bastante durante sua vida. Foi uma das principais mulheres brasileiras
a conseguir firmar-se como artista no começo do século XX. A artista gozava de
grande prestígio na época e foi a primeira mulher a se tornar diretora da
Escola Nacional de Belas Artes. Aos 15 anos, iniciou sua formação artística e,
logo em seguida, passou um tempo na Europa, onde aprendeu as técnicas
impressionistas. Contudo, ao retornar ao Brasil, ela imprimiu características
próprias à sua produção artística, sendo considerada por muitos uma
"pintora eclética.
Nesta
obra intitulada Roceiras, a artista retrata duas mulheres simples,
vestidas com roupas de trabalho, sugerindo que estão descansando em algum
momento de um dia no campo. A cena é composta por duas mulheres: a que está à
esquerda veste uma blusa com manga longa nos tons de azul e verde e saia longa
amarela, e tem seu pescoço adornado por um lenço vermelho, seu cabelo é escuro
e curto. A outra mulher do lado direito está com um vestido longo nos tons de
cinza escuro, com mangas, usando um lenço rosa que pende sobre seu pescoço, o
cabelo também é escuro e curto. Talvez estejam confidenciando problemas ou
apenas refletindo sobre suas vidas. Uma delas aparece descalça, com um chapéu
típico de trabalho rural, enquanto a outra usa chinelos, um lenço na cabeça e
um avental, indicando que talvez trabalhasse em uma cozinha. A estilização do
fundo da tela não dá condições de que se identifique exatamente o lugar onde a
cena se passa.
A
tela Roceiras, hoje pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes
e foi transferida para esse local quando da sua criação em 1937. Tudo indica
que a obra é datada da década de 1930, quando passou a circular através de
reproduções em revistas, como Ilustração Brasileira, dando maior indicativa da
datação do trabalho.
O
quadro reflete o interesse de Georgina em pintar "as mulheres
trabalhando". Este é apenas um exemplo de várias obras da artista, como O
Cafezal, Mercado e Paiol de Milho, que abordam essa temática.
Muito provavelmente, por meio dessas pinturas, Georgina buscava inserir-se na
discussão sobre o trabalho feminino, um tema relevante naquele momento
político, marcado pela luta pelos direitos das mulheres.
Georgina
Albuquerque, em Roceiras, empregou com sensibilidade uma paleta de cores
vivas, porém mais sóbrias se comparada às suas obras anteriores. Deu eventual
importância para as padronagens dos tecidos das roupas simples e utilizou de
amplas pinceladas, explorando as incidências luminosas e a vibração cromática,
dando ênfase às sombras e conferindo profundidade apesar da leveza da cena
retratada.
Nádia Lurdes Kappes
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