Más Notícias, de Rodolfo Amoedo


 

Em sua obra Más Notícias, Rodolfo Amoedo utiliza de transições duras e suaves para silhuetar a figura da mulher em locais chave, fazendo com que ela se destaque. Nos cabelos, a pintura com transições suaves ajuda a entendê-los como tal e mesmo com a proximidade de valor em relação ao fundo, a transição brusca entre eles e o rosto da mulher facilitam a leitura da peça. Também é possível enxergar transições bruscas sempre em locais onde ocorrem a representação de materiais diferentes e uma mudança de planos, seja em relação ao vestido, pele, cadeira, almofada ou em relação à parede ao fundo. Já as transições suaves ocorrem em locais de oclusão e na transição tridimensional de formas mais orgânicas como na curvatura dos braços da modelo ou nas dobras do vestido. Essas transições permitem ao pintor criar formas bem intencionais que ajudam na leitura da obra e são criadas principalmente utilizando-se de valores de cor diferentes a partir de matizes, saturações e luminosidades contrastantes nas regiões da pintura.

A obra foi feita em um período em que o Brasil passava por crescentes transformações sociais com o fortalecimento da burguesia industrial como classe dominante e com crescentes movimentos sociais a favor da abolição da escravidão e estas mudanças também influenciaram a arte brasileira. As mudanças no âmbito artístico geraram uma maior busca por obras para decoração doméstica, consolidaram o Realismo como movimento artístico e deram mais visibilidade às mulheres como figuras introspectivas e desafiadoras à medida que o espaço de visibilidade social das mulheres aumentava.

Em Más notícias, o artista explora, através do gestual da personagem e da atmosfera carregada, a psicologia e a reação do indivíduo ao receber uma notícia trágica. Na mão direita da mulher se encontra uma carta sendo amassada, a musculatura de ambas as mãos e dos braços está tensionada, os olhos estão arregalados e a expressão é profundamente pensativa. Más notícias é uma obra que convida o espectador a questionar o conteúdo da carta, refletir sobre o que motivou a reação da mulher retratada e nos lembra de nossa vulnerabilidade diante do impacto das notícias e informações que recebemos, especialmente quando essas nos afetam de maneira intima.

Guilherme Pereira Gomes


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