Em
sua obra Más Notícias, Rodolfo Amoedo utiliza de transições duras e
suaves para silhuetar a figura da mulher em locais chave, fazendo com que ela
se destaque. Nos cabelos, a pintura com transições suaves ajuda a entendê-los
como tal e mesmo com a proximidade de valor em relação ao fundo, a transição
brusca entre eles e o rosto da mulher facilitam a leitura da peça. Também é
possível enxergar transições bruscas sempre em locais onde ocorrem a
representação de materiais diferentes e uma mudança de planos, seja em relação
ao vestido, pele, cadeira, almofada ou em relação à parede ao fundo. Já as
transições suaves ocorrem em locais de oclusão e na transição tridimensional de
formas mais orgânicas como na curvatura dos braços da modelo ou nas dobras do
vestido. Essas transições permitem ao pintor criar formas bem intencionais que
ajudam na leitura da obra e são criadas principalmente utilizando-se de valores
de cor diferentes a partir de matizes, saturações e luminosidades contrastantes
nas regiões da pintura.
A
obra foi feita em um período em que o Brasil passava por crescentes
transformações sociais com o fortalecimento da burguesia industrial como classe
dominante e com crescentes movimentos sociais a favor da abolição da escravidão
e estas mudanças também influenciaram a arte brasileira. As mudanças no âmbito
artístico geraram uma maior busca por obras para decoração doméstica,
consolidaram o Realismo como movimento artístico e deram mais visibilidade às
mulheres como figuras introspectivas e desafiadoras à medida que o espaço de
visibilidade social das mulheres aumentava.
Em Más
notícias, o artista explora, através do gestual da personagem e da
atmosfera carregada, a psicologia e a reação do indivíduo ao receber uma
notícia trágica. Na mão direita da mulher se encontra uma carta sendo amassada,
a musculatura de ambas as mãos e dos braços está tensionada, os olhos estão
arregalados e a expressão é profundamente pensativa. Más notícias é uma obra
que convida o espectador a questionar o conteúdo da carta, refletir sobre o que
motivou a reação da mulher retratada e nos lembra de nossa vulnerabilidade
diante do impacto das notícias e informações que recebemos, especialmente
quando essas nos afetam de maneira intima.
Guilherme Pereira Gomes
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