João
Baptista da Costa (1865-1926) foi um dos grandes representantes do naturalismo
na pintura brasileira, destacando-se por sua dedicação em retratar paisagens e
cenas do cotidiano com precisão técnica. Suas obras são marcadas pelo
detalhismo e pelo uso expressivo da luz e cor, frequentemente valorizando temas
rurais. Nesta análise crítica, abordaremos a obra Caminho da Roça, óleo
sobre tela, um exemplo de expressivo do naturalismo brasileiro. Pintada em um
momento em que o Brasil passava por significativas transformações sociais,
Baptista da Costa revela sua sensibilidade em capturar a simplicidade do
ambiente rural com excelência.
Sobre
os elementos visuais da obra, é possível identificar muitas formas curvas por
se tratar de uma paisagem natural, formas como a vegetação, a serra ao fundo e
a estrada que guia o olhar do público, essa perspectiva foi criada justamente
para destacar o caminho presente no trabalho. A obra é composta por uma
iluminação e cores suaves, que se aproximam muito de algumas regiões do Brasil,
como os tons de verde das plantas, um tom de terra cota da estrada e o azul do
céu. A luz e a sombra presentes evidenciam também o clima ensolarado do Brasil
e valorizam o volume e a profundidade, criando uma relação entre os planos da
pintura.
Nas
suas pinturas João Baptista evita as idealizações dos pintores acadêmicos
anteriores, destacando uma relação mais imersiva com a natureza brasileira.
Apesar de existir semelhanças de procedimentos e de poética do Artista com
artistas franceses, pode se dizer que Baptista foi mais contido. O “caminho”
que dá nome a obra pode ser interpretado, nesse sentido, como um símbolo de
transição e continuidade, podendo representar a jornada literal dos
trabalhadores ruais quanto os ciclos de vida. Essa pintura transmite, assim,
uma sensação de nostalgia e desperta várias memorias afetivas por se tratar de
uma paisagem bem comum em vários locais de Minas Gerais. Ela me recorda das
longas caminhadas com minha família, quando íamos visitar meu avô em Mateus
leme, uma cidade do interior de Minas, com suas paisagens maravilhosas, como
essa pintura, com o contraste marcante entre as cores azul, verde e marrom.
Matheus Henrique Torres Gomes
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