Confirmando o traseiro quente de Monalisa de Marcel Duchamp em uma dedicação de membro fálico à nova onda de conservadorismo.
A obra de Marcel Duchamp de 1919, L.H.O.O.Q é um ready made que envolve a utilização de objetos mundanos como no caso um cartão postal que traz uma reprodução da Monalisa, que geralmente não são considerados arte, mas o artista operou uma mudança no seu estatuto ao desenhar sobre ele, renomeá-lo e exibi-lo em uma galeria, transformando-o em arte. Além disso, ele fez uma intervenção adicionando uma barba e bigode à figura da mulher, jogando com questões de gênero. A sigla lida em francês “L.H.O.O.Q” parece dizer “Elle a chaud au cul” que em português seria “ ela tem o rabo quente”.
A desordenação do dadaísmo presente em sua obra me transbordou com um desejo destrutivo contra a notória onda de conservadorismo dominante nos tempos atuais. A Monalisa é o próprio classicismo, quem melhor que ela, não?! Ela possui o traseiro quente! O deboche, a associação de uma figura da “arte pura” é o que precisamos para incomodar, causar ódio e revolta nestes antiquados, os dedicando, no mínimo, um membro fálico.
Cipreste
Fonte da imagem: https://www.sothebys.com/en/articles/marcel-duchamp-printing-the-legend
Muito interessante! Duchamp nunca falha em impactar e refletir.
ResponderExcluirUma ótima análise!
ResponderExcluirConcordo demais é importante que tenha o incômodo para mudança de pensamentos e geração de reflexões
ResponderExcluirMuito interessante!
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