Gustavo e Otávio Pandolfo são artistas de rua naturais de São Paulo e nos anos 80 com a chegada da cultura Hip Hop no Brasil OSGEMEOS encontram então um universo mágico que os permite se comunicar com o público de uma forma mais dinâmica tendo as ruas como principal meio de atuação. Assim, o CCBB de Belo Horizonte recebe então a exposição “OSGEMEOS: Nossos Segredos" com curadoria dos próprios artistas, propondo-se a recontar a trajetória dos irmãos Pandolfo, apresentando uma visão do universo lúdico (Tritrez) que partilham desde a infância e dá origem a boa parte de seus personagens.
Durante a visitação é possível perceber que o universo da pichação, mesmo que muito presente nos trabalhos dos artistas, acaba por ser apresentado a meu ver de maneira passiva com críticas óbvias e supérfluas, o que faz com que essa importante vertente de suas artes fique mais como adereço estético. Além disso, a presença marcante e pesada de elementos pop acaba deixando suas obras com uma imagem muito mais comercial do que de fato produções com a essência dos irmãos e de seu universo Tritez.
Em suma, a experiência da exposição “Nossos Segredos” é bem lúdica e as galerias do CCBB foram bem aproveitadas e tornaram-se espaços coloridos e instagramáveis, cheio dos trabalhos e história dos irmãos, seu relacionamento e elementos da cultura Hip Hop.
Marina Andrade
bacana!
ResponderExcluirIncrível a narrativa
ResponderExcluir