Atelier Residência - NINHO - Mus-EU: A arte tridimensional de Carvão e o habitar-se



Visita: Ricardo Carvão - "casa-ateliê-galeria”/ Atelier Residência - NINH - Mus-EU

Dentro de um tradicional bairro nobre da capital mineira localizado na região oeste, um artista produz incansavelmente oculto numa rua arborizada de lindos prédios residenciais construídos na década de 1960. Ao se entrar pela portaria simples do edifício não é possível vislumbrar o impacto de muitas obras de arte que se distribuem entre três apartamentos, dois no primeiro andar, um ao lado do outro, com uma área privativa em U, o segundo com área privatva em Le um outro no terceiro andar, além de uma edícula de dois andares, sendo um deles a residência do próprio artista desde 1982. 

A ideia de abrir sua residência para a visitação, foi a de trazer as pessoas para dentro de seu mundo. Na casa, atelier, galeria, o artista vive, e revive continuamente seus processos. Sua mente não para, suas mãos são ágeis. Ao som da música, elemento essencial para o seu processo criativo, tudo se transforma, desde escovas de dentes, fio dental, raladores, latas, o couro, o concreto, a madeira, o metal, a arte tridimensional ocupa todos os espaços, pisos, paredes e tetos. No apartamento-residência todos os ambientes da casa, estar social, banheiros, quartos e jardim são lotados de obras de arte e ali o dia a dia acontece normalmente como em qualquer outro lar. Há de se ter atenção em não esbarrar e derrubar algumas de suas inúmeras esculturas.  

Ricardo Carvão, nascido em 1949 em Belém do Pará, escolheu Belo Horizonte como seu ninho, seu lugar para estar. Desde 1979 vem mostrando seu trabalho em diversos museus e galerias e muitas de suas esculturas são conhecidas pelo grande público pois ocupam  espaços abertos da capital como o monumento à paz na Praça do Papa. 

O Atelier Residência - NINHO - Mus-EU traz uma sensação de pertencimento ao mundo do artista, há uma proximidade das peças que não é possível em espaços tradicionais de arte. Crianças e idosos costumam visitá-la com frequência e o artista se diverte interagindo com os comentários infantis e se conectando afetivamente com memórias afetivas de seus visitantes mais longevos. 

Aliás, outro diferencial é a presença de Carvão que acompanha os visitantes e estar com ele e a possibilidade de escutá-lo é única. São muitas histórias e memórias que Ricardo compartilha, o que também é uma ótima oportunidade de aprendizado para jovens artistas.  O artista é uma pessoa que gosta de estar e casa e ao fazer suas peças, ele fala que está se lapidando, está em constante mutação, daí esta produção tão profícua, pois todos os dias uma nova arte tridimensional é criada ou recriada, algo no espaço é modificado, se uma peça por exemplo é vendida, há de se reordenar todo um espaço no entorno para a recuperação da harmonia desejada pelo artista.

Segundo ele, são tantas milhares de obras, em processo de levantamento e catalogação, que Carvão já tem sido considerado um dos artistas plásticos vivos, com a maior quantidade de obras já produzidas. Mas isso é um outro assunto.

As visitas ao atelier-residência são feitas com agendamento através da assessoria do artista 55 (31) 9.9613 488 / ricardo.carvaol@gmail.com. Dias e horários podem ser combinados diretamente. São aceitos grupos de até 05 pessoas. Gratuito.

Cris Lacerda

instagram.com/cristinalucialacerda

Fonte da imagem: https://www.ricardocarvaolevy.com.br/atelier-residencia-ninho-mus-eu/


Entrevista com o artista Ricardo Carvão conduzida por Cris Lacerda:


 


Comentários

  1. Já quero conhecer esse lugar, ainda mais tendo o próprio artista como anfitrião. Parabéns Cris Lacerda.

    ResponderExcluir
  2. Cris Lacerda20 dezembro

    Obrigada Grazi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião